Mais de 25 milhões de eleitores vão às urnas, este domingo, para escolher o novo Presidente da República do Peru, 130 parlamentares e cinco representantes para o Parlamento Andino nas eleições gerais.

Segundo a Lusa, a sondagem mais recente realizada pelo instituto Ipsos para o jornal El Comercio sobre a eleição presidencial, mostra em primeiro lugar o candidato de centro-esquerda Yonhy Lescano, do Partido Acção Popular, com 14,7% dos votos válidos.

Seguem-se o economista Hernando De Soto, do partido de direita neoliberal Avança País, com 13,9%; e a candidata do bloco esquerdista Juntos pelo Peru (JP), Verónika Mendoza, com 12,4%.

Em quarto lugar aparece com 11,9% o ex-futebolista George Forsyth, candidato de centro-direita do partido Vitória Nacional; e em quinto lugar com 11,2% está Keiko Fujimori, filha do ex-Presidente Alberto Fujimori (1990-2000) e líder do partido ‘fujimorista’ da direita populista Força Popular.

Entre os 18 candidatos presidenciais ainda se destaca Rafael López Aliaga, do partido de extrema-direita Renovação Popular, que detém 8,2% dos votos, segundo o Ipsos.

Uma outra pesquisa de intenção de voto, realizada por telefone pelo Instituto de Estudos do Peru (IEP) para o jornal La República, mostra Keiko Fujimori e Hernando De Soto empatados nos dois primeiros lugares, ambos com 9,8%, escreve Notícias ao Minuto que cita a Lusa.

O Peru teve quatro Presidentes entre 2016 e 2021.

Em 2018, o Presidente Pedro Pablo Kuczynski, eleito em 2016, renunciou após a revelação do seu envolvimento no escândalo da empresa brasileira Odebrecht e foi substituído pelo seu primeiro vice-Presidente, Martín Vizcarra.

No dia 09 de Novembro, Vizcarra, foi deposto após um processo de impeachment por incapacidade moral que desencadeou uma grande onda de protestos em todo o país.

No dia 10 de Novembro, o presidente do Congresso, Manuel Merino assumiu o poder, mas durou apenas uma semana, e renunciou ao cargo devido aos protestos no país. A Presidência ficou interinamente, a partir de 16 de Novembro de 2020, nas mãos de Francisco Sagasti, que em questão de horas passou de líder do Legislativo a chefe de Estado.

As eleições gerais do Peru terão observadores de dezassete organizações e organismos internacionais, segundo a comissão eleitoral peruana. A maior missão de observação eleitoral será da Organização dos Estados Americanos (OEA), com 26 observadores. No Peru já estão três especialistas eleitorais da União Europeia (UE), avança o Observador.

Seja bem vindo no nosso site baixe sempre novidades em primeira mão e leia noticias sobre atualidade das celebridades nao esqueça de convidar seus amigos e família também para visitarem o blog das novidades. Baixar musica de ziqo, Lizha James, Mr Bow, Liloca, Twenty Fingers, Matide Conjo, Hernani Da Silva, Duas Caras, Bangla10, DJ Ardiles, Mc Roger, Shellsy Baronet, Dama Do Bling, Marllen Preta Negra, Anita Macuacua, Valdimiro José, Filady, Clemy, Julia Duarte, Deny Og, Azagaia, xidomiguana, Zaida Chongo, Carlos Chongo, Wazimbo, Tamyris Moiane, Doppaz, Refila boy, Valter Artista, Mr Badame, Young Papy Wakamavota, Milton Breezy, Trovoada, Nikotina Kf, Kadabra Mc, Enoque, Matias Dmasio, G Amado, Rui Orlando, Edgar Domigos Neide Sofia e muito mais no curtenossamusika.com Obrigado pela visita volte mais vezes e baixe outras novidades. Visite sempre o nosso site curtenossamusika e baixe novidades em primeira mão, Não esqueça de convidar seus amigos também porque novidades é so aqui curtenossamusika sempre com novidades

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem