SADC convoca reunião sobre ataques armados em Moçambique


 

Posto policial de Macomia, norte de Moçambique

O Presidente do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, convocou uma reunião da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para a próxima semana a fim de discutir "medidas de intervenção" regional para a resolução do conflito armado em Moçambique.

"O Presidente Masisi realizará esta reunião na próxima semana na sua qualidade de presidente do órgão da SADC sobre política, defesa e segurança", referiu o porta-voz do Ministério da Defesa da África do Sul, Siphiwe Dlamini. 

"A África do Sul será guiada pelos resultados desta reunião sobre como pode ajudar a estabilizar a situação em Moçambique", acrescentou. 

Dlamini disse que o Governo de Pretória reiterou o seu apoio às iniciativas regionais da SADC e da União Africana que procuram alcançar a paz e estabilidade no continente, incluindo na África Austral.

Desaparecidos

O Exército da África do Sul localizou pelo menos 50 sul-africanos que se encontravam desaparecidos devido aos atentados terroristas no norte de Moçambique.

"O Governo pode confirmar que, com exceção de uma pessoa que morreu tragicamente na violência, mais de 50 sul-africanos que foram dados como desaparecidos, através do Alto Comissariado da África do Sul, em Maputo, foram localizados", disse o porta-voz das autoridades militares sul-africanas. 

A Força Nacional de Defesa da África do Sul (SANDF, na sigla em inglês) está a assistir o Alto Comissariado de Pretória em Moçambique no repatriamento de nacionais sul-africanos para a África do Sul.

Apoio sul-africano no norte de Moçambique

Na sexta-feira (02/04), o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que militares sul-africanos estão a garantir em Cabo Delgado a segurança dos seus cidadãos afetados pelos atentados terroristas no norte de Moçambique.

A Força Aérea da África do Sul retirou na terça-feira (30/03) seis cidadãos sul-africanos de Moçambique afetados pelos recentes atentados terroristas no norte do país vizinho, anunciou o Governo de Pretória.

A operação de evacuação para a África do Sul, realizada pela Força Aérea Sul-Africana (SAAF, na sigla em inglês), envolveu também o repatriamento dos restos mortais de um homem sul-africano de 40 anos, que morreu nos atentados terroristas na sexta-feira, na vila de Palma, norte da província moçambicana de Cabo Delgado, disse o Ministério das Relações Internacionais e Cooperação sul-africano.

Obrigado pela visita volte mais vezes e baixe outras novidades. Visite sempre o nosso site curtenossamusika e baixe novidades em primeira mão, Não esqueça de convidar seus amigos também porque novidades é so aqui curtenossamusika sempre com novidades Seja bem vindo no nosso site baixe sempre novidades em primeira mão e leia noticias sobre atualidade das celebridades nao esqueça de convidar seus amigos e família também para visitarem o blog das novidades. Baixar musica de ziqo, Lizha James, Mr Bow, Liloca, Twenty Fingers, Matide Conjo, Hernani Da Silva, Duas Caras, Bangla10, DJ Ardiles, Mc Roger, Shellsy Baronet, Dama Do Bling, Marllen Preta Negra, Anita Macuacua, Valdimiro José, Filady, Clemy, Julia Duarte, Deny Og, Azagaia, xidomiguana, Zaida Chongo, Carlos Chongo, Wazimbo, Tamyris Moiane, Doppaz, Refila boy, Valter Artista, Mr Badame, Young Papy Wakamavota, Milton Breezy, Trovoada, Nikotina Kf, Kadabra Mc, Enoque, Matias Dmasio, G Amado, Rui Orlando, Edgar Domigos Neide Sofia e muito mais no curtenossamusika.com

Sem comentários